Sites para Advogados e Escritórios de Advocacia – Tudo o que precisa saber

Se você está pensando em criar um site para seu escritório ou advocacia autônoma, esse conteúdo é para você!

Separamos as informações mais importantes para você entender como pedir um site, quais os custos fazem sentido e como adequar o site para a sua necessidade.

Para que serve um site para advogados?

Todo mundo que busca clientes na internet sabe que um site é muito importante.

No entanto, nem todo mundo vai um passo a mais para entender o porque.

Portanto, algumas das vantagens e características de criar um site para advogados são:

  • Conquistar clientes, servindo como um “escritório virtual” para seus clientes conhecerem seus serviços.
  • Serve como um cartão de visitas online para seus clientes.
  • Permite aumentar sua autoridade por meio de publicações e conteúdos exclusivos.
  • Aumenta sua abrangência geográfica na conquista de clientes.

Perceba que colocamos a conquista de clientes como o primeiro benefício de um site e, se tivéssemos que escolher apenas um, com certeza esse seria o principal benefício.

Com um site você consegue aparecer no Google, seja no pago ou orgânico, desde que a construção do site siga as premissas que vamos apresentar abaixo (se você não sabe o que é Google Orgânico e Pago, fizemos um guia de canais de marketing bem detalhado aqui).

Portanto, todas as informações que estão nesse artigo estão voltadas para o uso do site na conquista de clientes por meio de conteúdos relevantes e informativos.

O que eu preciso para um site?

Separamos uma lista para você considerar caso queira criar ou contratar alguém para fazer o site do seu escritório.

São aspectos importantes para você considerar, principalmente se é novo nesse mundo digital:

  1. Endereço do site (Domínio)– Primeiro ponto a considerar é o domínio do site. Nesse caso, se seu nome é João da Silva, seu site pode ser ‘joaodasilva.com.br‘. Esse endereço é o que chamamos de domínio e você pode conferir a disponibilidade do nome do seu escritório no site registro.br. – É importante que seja você quem faça o registro diretamente no site do registro.br, assim, caso você precise mudar de profissional que gerencia o seu site, quem é o dono do domínio é você e não um terceiro.
  2. Hospedagem – Hospedagem é onde o seu site vai ficar. Funciona como um computador que fica ligado e conectado na internet 24 horas por dia. Toda a vez que alguém digita seu endereço, ele acessa os arquivos do seu site que estão na sua hospedagem. Assim como o endereço do site, é importante que a hospedagem seja sua, caso contrário, você pode ficar “refém” de mudanças de preço e até correr o risco do site “sumir” (acontece mais do que gostaríamos que acontecesse). – Mais informações abaixo, mas alguns exemplos são hostgator e hostiger.
  3. Construção do site – Estrutura do site e qual tecnologia escolher. Temos dezenas de possibilidades e mais abaixo vamos detalhar sobre quais tecnologias recomendamos, com pros e contras de cada uma delas.
  4. Criação e edição de Conteúdos / Páginas – Independente da tecnologia, você precisa conseguir alterar e adicionar conteúdos do seu site, como notícias, artigos e páginas sobre os serviços que você presta.
  5. Ponto de Contato – Pontos de contato são muito importantes, como formulários, “clique para ligar” e até botão do whatsapp. Afinal de contas, como falamos acima, o principal benefício de um site é a possibilidade de conseguir mais clientes.
  6. Mensuração – Por último mas não menos importante, você precisa considerar a mensuração, ou seja, saber quantas pessoas estão acessando o seu site e por onde elas estão entrando (ex.:google ou redes sociais). A ferramenta mais comum e gratuita é o Google Analytics, e grande parte das tecnologias já conseguem instalar o Analytics de maneira fácil.

De uma maneira geral, com esses itens você já garante que seu site vai ter o que é preciso para você crescer e começar a conseguir seus primeiros clientes.

Quanto custa um site para advogados?

O custo médio de criação de um site simples para advogados pode ir desde gratuito, caso você mesmo faça, até cerca de R$10.000, com custos mensais que geralmente variam entre R$20 e R$200.

Mas antes de mais detalhes, existem custos fixos que sempre vão existir:

Domínio – R$ 40,00 por ano, pago ao registro.br, para seu site responder por um endereço próprio.

Hospedagem – Varia conforme o provedor, mas o custo fica entre R$20 e R$60 por mês. (hostgator e hostinger são alguns exemplos que já citamos acima).

Pois bem, dados esses custos fixos, existem duas possibilidades para criação de um site:

1 – Faça você mesmo

Definitivamente o método mais barato, acaba não sendo muito prático, principalmente se você não tem muita familiaridade com a internet.

De qualquer forma, uma plataforma que torna as coisas muito mais intuitivas é o WIX, que no plano para você conectar um domínio próprio, o valor pago por mês é de R$ 6,00 e você pode experimentar gratuitamente.

Ele funciona como um “drag & drop”, ou seja, você vai arrastando os elementos que você quer em cada página.

Pelo fato de te dar muita autonomia, a chance é grande do site “ficar estranho”, principalmente se você não se basear em um template pronto.

Portanto, recomendamos fortemente que você baseie e não fuja muito do padrão dos tamplates, se a sua escolha for o WIX.

2 – Contratar uma agência / desenvolvedor

Caso sua escolha seja por contratar alguém para fazer para você, é importante ter em mente que o preço vai variar conforme o grau de exclusividade do seu projeto.

Projetos com modelos prontos de sites podem iniciar a partir de R$ 500.

Já para projetos específicos, sites podem chegar perto do milhão.

Como seu caso geralmente não vai exigir maiores complexidades e sistemas exclusivos, consideramos razoável o valor entre R$1.000 e R$10.000, dependendo do tamanho da equipe contratada e grau de personalização e exclusividade do seu site.

Independente disso, recomendamos que ele seja construído na plataforma WordPress.

Isso porque é a plataforma mais utilizada do mundo para construção de sites, o que faz com que você não tenha dificuldades de encontrar profissionais aptos a ajudar caso tenha problemas com seu fornecedor.

Pode ser que exista um custo de manutenção atrelado ao site, a ser combinado com a agência, mantendo seu site atualizado e livre de vírus ou invasões.

Conclusão

Mesmo que aparentemente existam diversos detalhes a ser pensados, um site para advogados autônomos ou escritórios é uma grande ferramenta para a aquisição de clientes.

Caso tenha alguma dúvida ou precise de informações adicionais, fique a vontade para comentar abaixo.

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