Nesse post nós trouxemos um conteúdo voltado para quem está começando no marketing digital jurídico, bem como para aqueles que estão buscando aumentar sua captação de clientes online.
Eu sou a Dra Janis Oliveira, advogada criminalista e fundadora do Law Academy, e compartilhei no vídeo abaixo os passos que percorri para iniciar a captação de clientes no marketing jurídico, de maneira totalmente online e com baixos custos.
Os principais pontos do vídeo foram transcritos para cá, mudando um pouco o formato e os detalhes.
Portanto, se você se interessar pelo conteúdo, recomendo fortemente assistir o vídeo que está no final da página.
E se tiver dúvidas, críticas ou questionamentos, convido a deixar um comentário no final da página.
Me formei, e agora? Erros e acertos de uma advogada recém formada
Ainda que o período de estágio sirva para adquirir experiência, sair da faculdade e passar no exame da ordem estão longe de preparar para o dia a dia da advocacia.
Principalmente porque precisei estagiar em órgãos públicos, por conta da bolsa-auxílio maior que em escritórios de advocacia.
Ainda que eu veja que a aquisição de clientes é UM passo, acaba que é um dos principais passos para você entender os próximos, como negociação, como cobrar mais, como cobrar por consultoria, etc.
Portanto eu vou me concentrar nessa fase e compartilhar os principais pontos que me fizeram chegar até aqui.
Escolher área de atuação
Quando eu me formei eu estava bem insegura com meu destino na advocacia, portanto decidi começar a advogar em todas as áreas, que eu vejo que foi meu primeiro erro.
Digo isso porque os clientes realmente começaram a aparecer de maneira consistente quando eu decidi me especializar no direito criminal.
E a verdade é que eu ignorei um pouco o retorno financeiro, focando no que fazia meu coração realmente bater mais forte, que desde a época de faculdade era o direito criminal.
Afinal de contas, se você vai exercer sua profissão por muito tempo, que seja de maneira proveitosa.
Tanto é verdade que, com cerca de um ano depois da minha decisão de me especializar, participei do meu primeiro juri.
Não que eu não pegue alguns casos de outras áreas do direito, principalmente porque meu site continua trazendo clientes de diversas áreas, mas os casos mais complexos de outras áreas do direito eu reverto em parcerias, com ganho de porcentagem pela indicação.
Portanto, se eu posso dar meu primeiro conselho, ele é:
“Ainda que você atue em qualquer área no começo, busque desde sempre a sua especialização.“
Isso faz com que você comece a direcionar como as pessoas te veem, independente de onde você está presente.
O que nos leva ao segundo tópico, que é onde você pode/deve estar presente.
Por onde começar no marketing jurídico?
Essa imagem, que tirei do meu vídeo no youtube abaixo, fala sobre um conceito que eu acabei aprendendo errando, levando alguns anos para corrigir:
Canais de aquisição são locais onde o seu cliente em potencial está, como instagram, youtube e Google.
Pode ver que existe uma linha, onde a probabilidade de conversão aumenta de acordo com o comportamento do seu cliente.
Como eu não sabia desse conceito e usava redes sociais quase que diariamente, meu primeiro passo foi criar um perfil no Instagram para o escritório, que nem existia ainda, e começar a postar como se fosse uma empresa, sem colocar a minha cara.
Além disso, como não tinha me decidido pelo direito criminal ainda, postava sobre todas as áreas e acabava que só meus amigos e família curtiam minhas postagens.
Não que fosse ruim, pois era preciso que as pessoas soubessem que eu estava advogando, mas eu precisava de gente fora do meu círculo chegando até mim.
Portanto, alguns dos aprendizados sobre redes sociais para advogados iniciantes que eu vivi são:
- Se for começar com instagram/facebook de advogado, coloque sua cara. Redes sociais são redes de interação entre pessoas.
- Direcione seu perfil para uma área específica, isso ajuda na construção de autoridade.
- Autoridade é algo construído, ou seja, captação de clientes em redes sociais não acontece do dia para a noite. Se pensar, quantas marcas que você consome e confia nasceram há pouco tempo? É a mesma coisa.
- Por não serem canais ativos, ou seja, que a pessoa está procurando um advogado, você precisa de um volume maior nas suas postagens para conseguir clientes.
- O crescimento em redes sociais está na constância, tem que persistir na produção diária de conteúdo.
Por todos esses pontos, o que me deu e vem me dando mais resultados é o meu site.
Site para advogados iniciantes
Esse também é um dos slides do meu vídeo no youtbe, e que resume muito do que o meu site representa para a minha carreira.
Meu site mudou completamente a minha perspectiva, porque apesar de ter também levado um tempo para conquistar suas posições, ele fez com que meus clientes começassem a chegar.
A verdade é que ainda tenho algum trabalho com ele, mas é possível eu ficar mais de um mês sem atualizá-lo, e ainda assim receber contatos e fechar contratos quase que diariamente.
Tenho bastante trabalho pela frente para crescer ainda mais, porém com o que tenho hoje já consigo me sustentar e ficar mais segura com o meu crescimento na advocacia.
Devido a tudo isso, o que tenho a dizer sobre meu site é:
Por trazer pessoas que estão procurando no Google, um site é a maneira mais assertiva de conseguir clientes.
Isso não quer dizer que redes sociais não funcionem nem nada disso.
A única coisa é que para mim, e especificamente para mim, um site com produção de conteúdo vem funcionando mais.
Google Maps (Google Meu Negócio), um complemento do meu site
Por fim, não poderia deixar de falar do Google Maps, que também é uma fonte de clientes atualmente.
Isso porque, o Google entende que advogados são prestadores de serviços locais, o que em vários casos faz bastante sentido.
Isso também está refletido em como os clientes buscam, geralmente adicionando a variante de local, como por exemplo “advogado criminal em sp”, como na imagem abaixo:
Para aparecer nesse mapa, basta você cadastrar o seu escritório no Google Meu Negócio, que de maneira gratuita você já está elegível a aparecer no Google para aqueles que buscam por você.
Caso queira saber mais, criamos um guia de Google Meu Negócio para advogados, com tudo o que você precisa saber sobre o tema.
Vídeo sobre como conseguir seus clientes
Se você chegou até aqui ou prefere o formato de vídeo, fique com o vídeo do nosso canal.
Também, se esse conteúdo lhe ajudou de alguma forma, publicamos vídeos novos semanalmente, fazendo o melhor para auxiliar você a melhorar sua presença digital.