Nesse post vamos falar um pouco sobre os passos para você conseguir impactar seus clientes com o Google.
Google é o lugar que mais funciona para nós, principalmente porque é lá que as pessoas estão ativamente procurando resolver os seus problemas.
Se você quer entender melhor sobre os diferentes canais online para conseguir clientes, fizemos um guia prático sobre isso no nosso blog aqui.
O que é SEO e como funciona para Advogados?
A sigla em inglês é “search engine optimization”, ou seja, otimização para motores de busca.
Como o Google é o maior motor de busca atualmente, geralmente as estratégias de SEO sempre estão diretamente relacionadas com ele.
Para você se posicionar organicamente no Google, ou seja, sem precisar pagar por anúncios, você precisa responder as necessidades e dúvidas dos usuários.
Os detalhes sobre como isso funciona na prática, você confere nos nossos passos para aparecer no Google.
Passos para aparecer no Google de maneira gratuita
Como já estamos há vários anos trabalhando com essas técnicas, existem alguns passos fundamentais para que seu site esteja elegível para aparecer no Google:
1 – Tenha um bom site
O primeiro passo é você possuir um site próprio seu ou de seu escritório, para o caso de advogados autônomos.
É com um site que o Google vai entender que você existe e, conforme você publique novos conteúdos, o buscador vai interpretando seu site como referência na internet sobre a sua área de atuação.
Nesse caso, é muito importante que você pense em um site que seja rápido, para que o Google e os seus usuários tenham facilidade de entrar e navegar por ele.
Para te ajudar, temos um guia completo sobre como criar um site para advogados, detalhando alternativas gratuitas e pagas, dependendo do seu momento e necessidade.
2 – Se posicione como advocacia local
Se você já buscou por serviços, muito provavelmente já se deparou com uma imagem muito parecida com abaixo:
Como estamos escrevendo de Curitiba, quando procuramos por “Advogado para divórcio”, o Google já entender que os resultados mais relevantes são os sites de advocacia de Curitiba.
A maneira do Google entender que seu escritório é de Curitiba é por meio das suas páginas e conteúdo, portanto, é importante que você deixe claro que seus serviços são prestados na sua cidade, assim é mais provável que você apareça nos resultados de busca para os clientes certos.
3 – Escolha um ou poucos nichos de atuação
Um “erro” muito comum, principalmente para advogados iniciantes, é de buscar clientes de todos os segmentos.
Ainda que no começo você assuma casos de várias áreas do direito, os buscadores estão sempre procurando por escritórios ou profissionais que sejam referência para posicionar em primeiro, ou seja, é importante que o seu site tenha foco.
Essa recomendação vai além do SEO, mas para o buscador também é verdade, nesse caso, é muito mais fácil você se posicionar como referência quando existe um foco em determinado segmento, como direito criminal, civil, etc.
4 – Tenha páginas para seus serviços
As páginas de serviço são o alicerce para a sua estratégia de SEO.
Fazendo a analogia com uma loja, essas páginas são os produtos que os seus eventuais clientes vão estar procurando.
Claro que deve existir a preocupação de não incluir tom comercial para não ferir o estatuto de ética da OAB, mas é importante que o seu cliente entenda quais são as possíveis atuações e se você é o profissional certo para ele.
Por exemplo, para um advogado de família, faz sentido possuir uma página de “advogado para divórcio”, por exemplo.
5 – Produza conteúdo para seus clientes, não para advogados
Outro erro muito comum é cairmos no tecnicismo e usarmos termos muito específicos da advocacia.
A ideia de conteúdos em sites de advocacia é que seus eventuais clientes entendam se você pode ajudar a resolver o seu problema, e não instruir outros advogados sobre teses de defesa, por exemplo.
Portanto, não faz sentido que seu conteúdo seja voltado para a prática jurídica, mas sim para que seus clientes entendam melhor sobre seus serviços e como eles resolvem os problemas.
Se você não sabe exatamente como ter ideias de conteúdo jurídico, também produzimos um guia prático e gratuito para produção de conteúdo na advocacia.
6 – Tenha constância na produção de conteúdo
Depois que você tenha a base do seu site, ou seja, páginas com os serviços que você presta, você deve manter a constância na produção do seu conteúdo.
Para isso você pode postar notícias sobre alteração de leis, novidades sobre o mundo jurídico que sejam relevantes para o seu cliente, além de dicas úteis para que seus clientes evitem problemas.
7 – SEO é para médio e longo prazo
Nosso último ponto é que você deve entender que SEO é um processo que leva tempo.
Ainda que seja possível você conseguir resultados no curto prazo, dependendo da sua concorrência, geralmente é um canal que leva tempo para começar a dar resultados consistentes.
No entanto, ao contrário das redes sociais, uma vez que você conquiste sua autoridade é muito mais fácil de você se manter no topo e conseguir clientes de maneira quase passiva, ou seja, sem precisar ficar alterando sempre o seu site.
SEO é para qualquer advogado?
São muitas as vantagens de investir em SEO como maneira de aquisição de clientes online.
A primeira delas é que você não precisa se expor em vídeos nas redes sociais, o que acaba sendo uma trava muito comum para advogados.
Depois, é uma tática que pode te trazer resultados consistentes e de maneira quase gratuita, se você decidir por criar o seu site e criar o conteúdo você mesmo.
Finalmente, depois de conquistada a sua posição, é muito provável que você mantenha contatos entrando todos os dias sem grandes esforços.
Se você ainda tem dúvidas, fique a vontade para deixar um comentário ou entrar em contato conosco aqui pelo site.